IFPR celebra sucesso do VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – Se²pin

Quatro dias intensos, com participação expressiva de estudantes e servidores em diversas atividades científicas, acadêmicas, institucionais, recreativas, artísticas e culturais. Assim foi o VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin), promovido pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR), por meio da Pró-Reitoria de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proeppi), com apoio da Pró-Reitoria de Ensino (Proens). O evento foi realizado no Campus Telêmaco Borba, nos dias 12 a 15 de junho, e reuniu cerca de 500 pessoas.

Comissão Organizadora do VIII Se²pin – Reitoria

A coordenadora do evento, Jociane França, avalia que o evento superou as expectativas. “Não tínhamos certeza de que os campi conseguiriam se envolver, mas tivemos a grata surpresa de termos delegações de todos os campi, com uma pluralidade imensa de trabalhos submetidos”.

Para o pró-reitor da Proeppi, Marcelo Estevam, a palavra que resumiu esta edição do Se²pin é “gentileza”. “Como todo grande evento, enfrentamos adversidades, especialmente pela chuva e pela logística, mas com a gentileza de todos os participantes, superamos as dificuldades e fizemos deste  oitavo Se²pin um sucesso”.

O diretor-geral do Campus Telêmaco, Rafael Poltronieri, sentiu-se realizado em poder sediar o maior evento acadêmico do IFPR. “Sempre quisemos sediar o Se²pin e estamos muito felizes por ter dado tudo certo. Com o apoio dos parceiros e dos participantes fizemos um lindo evento”, ressaltou. 

Se²pin em números

O Se²pin impressiona pela grandiosidade. Ao longo dos quatro dias, o evento promoveu 43 oficinas, 327 apresentações de banners, 22 protótipos da Mostra IFtech e 17 demonstrações de robótica.

Em termos de logística, foram servidas 3440 refeições, utilizados 270 quartos e 32 ônibus e vans destinados ao traslado dos participantes. 

Encerramento

Estudante Sônia Midy

A cerimônia de encerramento ocorreu na quinta (15) com a premiação dos trabalhos melhor avaliados em 16 áreas do conhecimento. A apresentação cultural ficou por conta do grupo “Bird set free”, do Campus Telêmaco, e do grupo de dança do programa “Klabin Passo Certo”.

Os estudantes festejaram a participação no maior evento acadêmico do IFPR. “O Se²pin foi uma das melhores experiências da minha vida. Sou muito grata ao IFPR pelas oportunidades que me foram dadas. Só consegui estar aqui apresentando trabalho graças ao apoio dado por meio de bolsas e dos nossos professores”, ressaltou a licencianda em Física, Marilha Cruz, Campus Ivaiporã, que teve o projeto “ Representações Sociais e Formação de Professores em Ciências” premiado na categoria Pôster de nível superior.

Estudante Marilha Cruz

O reitor Odacir Zanatta destacou que este Se²pin foi muito esperado. “O último Se²pin ocorreu em 2018. Então, só podemos festejar a realização de nosso maior evento presencial depois da pandemia. Foram trabalhos de altíssimo nível, demonstrando que estes quatro anos foram de muita maturação para os campi”, afirmou o gestor. 

A listagem dos estudantes e projetos premiados no VIII Se²pin estão disponibilizados neste link.

Mostra IFtech reflete como a inovação pode transformar a realidade

O segundo dia do VIII Se²pin foi marcado pela realização da Mostra Tecnológica IFTech. Ao todo, 22 trabalhos mostraram ao público o que tem sido desenvolvido em termos de inovação tecnológica no âmbito dos campi do IFPR. Quem prestigiou as apresentações de trabalho nesta terça teve a oportunidade de conferir a maturidade científica de nossos estudantes e a criatividade para pensar soluções tecnológicas para diferentes problemas sociais. O tema do VIII Se²pin “Inovação para transformar a realidade” esteve presente em todos os projetos.

Uma das produções apresentadas foi o projeto do Campus Foz do Iguaçu que resultou num jogo chamado “Green Go” voltado à identificação “etnobotânica” das plantas do Campus, com o intuito de promover o reconhecimento, a valorização das mesmas e a realização de atividades envolvendo Extensão e Educação Ambiental. “A área do Campus possui diversas espécies de plantas, como árvores de diversos portes, plantas alimentícias não-convencionais, ervas medicinais, suculentas, entre outras, e, apesar do grande potencial, poucos conhecem essa variedade Nesse caso, a gamificação, com uso da lógica de jogos, surge como uma metodologia altamente eficiente para valorizar a flora local e difundir o conhecimento entre o público interno e externo ao Campus”, explica Gabriel.

O estudante Felipe Manhaguanha, do Campus Palmas, apresentou o projeto Pasta Probiótica à Base de Sementes de Girassol, em que foi desenvolvido um creme à base de sementes de girassol, rico em nutrientes e propriedades medicinais, além de ser muito saboroso. “A semente de girassol possui muitas substâncias terapêuticas, com propriedades antifúngicas, antibacterianas e capazes prevenir doenças cardiovasculares”, justificou.

Para o professor do Campus Colombo, Eduardo Kloc, um evento da magnitude do Se²pin, com uma mostra tecnológica como a IFTech, revela o quanto é possível se construir um uma academia atuante, voltada às perspectivas da evolução científico-tecnológica e ao desenvolvimento social. Fiquei muito impactado positivamente com a qualidade da produção científica apresentada por nossos estudantes. Vi trabalhos em estágios bastante avançados, prontos para qualquer tipo de produção científica e apresentação em congressos nacionais e até internacionais. E, por outro lado, chamou muita minha atenção os trabalhos em fase inicial. Embora desenvolvidos por estudantes muito jovens, de 14 -15 anos, eles já demonstram de forma muito bem definida o fazer científico”, destacou o professor da área de Engenharia de Sistemas.

Segundo dia do VIII Se²pin tem apresentações orais, palestra e muitos projetos

A terça-feira (13) foi de intensa programação no VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação (Se²pin) do Instituto Federal do Paraná (IFPR). Os participantes puderam acompanhar sessões temáticas, oficinas, apresentações de pôsteres, trabalhos da Mostra IFTech, palestra e apresentação cultural.

Um momento muito esperado pelos estudantes foi a apresentação de banners de projetos. Na oportunidade, eles explanaram sobre resultados obtidos e foram avaliados por servidores credenciados. O professor Miguel Batista de Oliveira, do Campus Foz do Iguaçu, foi um dos avaliadores. “Gostei muito da qualidade dos trabalhos apresentados, todos muito interessantes, com os estudantes muito bem preparados. Dá para ver que o investimento da instituição para a realização do Se²pin tem muito retorno, porque é muito importante tirar os projetos de seus campi e promover a troca de experiências entre os participantes”.

Para o estudante do 3º período de Tecnologia em Gestão Ambiental do Campus Paranaguá, Lennon Jesus de Meira, que pesquisa o impacto dos microplásticos nos ambientes estuarinos e marinhos, o Se²pin é uma ótima oportunidade para divulgar os resultados de seu projeto e, ainda, promover a conscientização em torno da temática ambiental. “Valeu muito a pena falar sobre nosso trabalho aqui. Pretendo voltar em edições futuras apresentando, quem sabe, novos resultados ou novos projetos”, revelou o acadêmico.

O estudante do curso Técnico em Química do Campus Umuarama, Arthur Engler, apresentou um trabalho cujo objetivo é estudar as propriedades medicinais da cúrcuma, também conhecida como açãfrão-da-terra. “Essas propriedades da cúrcuma não são muito estudadas, mas elas apresentam grande potencial para uso da indústria farmacêutica.

Inteligência Artificial e cultura

A programação noturna do Se²pin foi aberta com a exibição do vídeo sobre o Projeto Teia – Tecnologia, Educação, Informação e Arte, do Campus Paranavaí. Na sequência, ocorreu a palestra “A revolução da Inteligência Artificial: explorando novas fronteiras e oportunidades de mercado”, ministrada pelo co-fundador e CEO da Munai, Cristian Rocha. Na oportunidade, o cientista da Computação falou sobre as tendências em Inteligência Artificial, as potencialidades e os desafios. Ao final, o especialista esclareceu dúvidas dos participantes, apresentando estudos de casos e exemplos de aplicação da IA.

A apresentação cultural do Grupo Artístico do “Tô Dentro”, do IFPR – Campus Curitiba, encerrou a programação do dia com muita música boa.

Fotos

Acesse as fotos do Sepin nesta pasta do Google Drive.

Por questões de armazenamento, este conteúdo ficará disponível no Drive até 04/08/2023. Então, encontre as fotos que lhe interessam e faça download antes desta data.

Lançamento do livro  “Ciência, Tecnologia e Sociedade em Foco: Reflexões sobre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão”

A Editora IFPR lançou, nesta terça-feira (13), a obra “Ciência, Tecnologia e Sociedade em Foco: Reflexões sobre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão” no VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – Se2pin, no Centro Interdisciplinar de Pesquisa. O livro foi organizado pelos professores Katrym Bordinhão dos Santos, Mariana Ciminelli Maranho e Leandro Roberto Baran, todos servidores do Campus Telêmaco Borba. Entre os autores estão docentes e estudantes do Curso de Especialização Ensino de Ciência e Tecnologia e membros do Conselho Editorial Científico da Editora IFPR.

Mariana Ciminelli Maranho informou que a ideia do livro nasceu durante o período de pandemia de Covid-19 para que alunos e professores pudessem se manter atuantes e integrados, mesmo com o isolamento social. 

A egressa Stephani Alane Wilczek Spada, autora do capítulo Análise dos Fatores de Permanência e Evasão no Curso de Tecnologia em Automação Industrial do IFPR – Telêmaco Borba, planeja utilizar seu texto como embasamento para seu projeto de pesquisa na seleção de mestrado. 

O coordenador da Editora IFPR, Elisson Mildemberg, destacou o empenho dos organizadores e da equipe da editora em proporcionar a publicação da obra durante o Se2pin, pois seria uma forma de prestigiar a unidade anfitriã.

Para encerrar o lançamento, houve a apresentação musical do professor Juliano Martini do Campus Telêmaco. Juliano faz parte da banda The Teachers e compõe paródias de músicas famosas para suas aulas de química.

O livro Ciência, Tecnologia e Sociedade em Foco: Reflexões sobre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão está disponível gratuitamente para download no site da Editora IFPR. Além desta obra, você pode ter acesso a mais 31 publicações na íntegra.

Começa em Telêmaco Borba o VIII Se²pin, maior evento acadêmico do IFPR

Com o tema “Educação, Ciência e Tecnologia – Inovação para transformar a realidade”, teve início, nesta segunda-feira (12), o VIII Seminário de Extensão, Ensino, Pesquisa e Inovação – Se2pin – o maior evento acadêmico do  Instituto Federal do Paraná (IFPR). A edição deste ano ocorre no Campus Telêmaco Borba e reúne cerca de 500 participantes, entre estudantes e servidores, dos 26 campi da Instituição. Ao longo dos quatro dias de evento, serão realizadas 30 oficinas, 13 sessões temáticas, 8 visitas técnicas e diversas programações científicas, artísticas e culturais. As expectativas são elevadas, já que esta é a primeira edição do Se2pin após o período de pausa de três anos devido a contingenciamentos orçamentários e à pandemia de Covid-19.

A comissão organizadora planejou tudo para que o evento seja um sucesso. A chefe da comissão organizadora, Jociane França, participou das sete edições anteriores  e enfatiza o impacto do retorno do evento principalmente para os atuais estudantes, os quais participarão pela primeira vez do Se2pin e terão a oportunidade de compartilhar conhecimentos e experiências. 

O professor Marcelo Estevam,  pró-reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Proeppi/IFPR), destacou a “volta do Sepin que usa o Campus como estrutura principal” e o engajamento da gestão do Campus Telêmaco Borba, que conseguiu a gratuidade do alojamento para todos os participantes e o uso do refeitório do campus.  O recado do pró-reitor para os estudantes é para levarem ao seu Campus a energia sentida no VIII Se2pin e divulgarem a todos a experiência do evento. 

Abertura

A abertura do VIII Se2pin foi realizada à noite, na Casa da Cultura, com a apresentação artístico-cultural “World of Violin”, do Campus Umuarama. Um público estimado de 700 pessoas lotou o centro cultural e pode acompanhar a cerimônia solene, que contou com a participação de estudantes, servidores, gestores públicos e representantes do setor produtivo local.

Na ocasião, o diretor-executivo do IFPR, Nelson de Castro Neto, formalizou o  lançamento do  Programa de Sustentabilidade do IFPR. “Hoje é um dia especial, porque estamos lançando um projeto em consonância com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU e que vai envolver toda a nossa comunidade acadêmica, na Pesquisa, no Ensino, na Extensão, na Inovação, na Cultura e nos Esportes”, destacou o diretor.  

Em sua fala, o reitor do IFPR, Odacir Zanatta, destacou que a realização do VIII Se2pin foi um ato de coragem e que sem a união de muitos esforços não seria possível sua concretização. “Temos que festejar muito o que estamos fazendo aqui. Este é o evento mais importante para nós, porque ele valoriza a indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa, Extensão e Inovação e, portanto, conseguir retomá-lo é motivo de muito orgulho pra nós”, ressaltou.  

Além do reitor, participaram da abertura do evento, o Pró-Reitor de Extensão, Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, Marcelo Estevam; a Pró-Reitora de Ensino, Cristiane Ribeiro; o Diretor Geral do campus Telêmaco Borba, Rafael Poltronieri; o Presidente da Câmara de Vereadores, Hamilton Aparecido Machado; a  analista da Klabin, Cláudia Bueno, os diretores-gerais de vários campi do IFPR, entre outros gestores.  

A Banda Blue Dog, de Telêmaco Borba,  encerrou o primeiro dia do Se2pin.

Fotos

Acesse as fotos do Sepin nesta pasta do Google Drive.

Por questões de armazenamento, este conteúdo ficará disponível no Drive até 04/08/2023. Então, encontre as fotos que lhe interessam e faça download antes desta data.